domingo, 21 de janeiro de 2007

A CAMA DE PLATÃO


"A Escola de Atenas" (Rafael)

"A partir deste ponto realiza-se, no neoplatonismo, um movimento inverso (*), até o fim da filosofia antiga. Foi precisamente o mito platónico da alma que teve a capacidade de resistir ao processo de racionalização integral do ser e até de se infiltrar novamente e dominar progressivamente, a partir do núcleo, o cosmos racionalizado. Foi aqui que se inseriu a possibilidade da sua aceitação por parte da religião cristã, que nele encontrou, por assim dizer, a cama feita."

"Paidéia" (Werner Jaeger)


O processo de racionalização total teve outra grande oportunidade com a ciência moderna que suplantou todos os anteriores sistemas de legitimação.

Se imaginarmos os primeiros momentos do conhecimento científico, não nos admiraremos que as suas provas, num mundo povoado de deuses, não fossem, ao contrário de agora, impressionantes, a ponto de ter dado lugar a uma outra superstição, mais subtil.

O círculo da razão não fecha, e é por isso que nunca poderíamos viver em autarcia, como se não houvesse um problema da origem ( a Physis ).

E um Platão irónico e explicando-se através dos mitos espera-nos no fim de todas as provas.

(*) do exterior para o interior, do cosmos para a alma.

0 comentários: