segunda-feira, 17 de março de 2008

A CORAGEM DE UM GRANDE ACTOR


"Victim" (1961 - Basil Dearden)

Não precisava de ver este filme ("Victim") para me render ao talento de Dirk Bogarde. Ele, de facto, torna esta denúncia dos esquemas de chantagem que a lei contra a homossexualidade (só revogada em 1967) favorecia, em verdade psicológica e em exemplo moral.

O jovem Barrett não pode mais aguentar a pressão dos chantagistas. Preso na sequência duma série de roubos e não querendo comprometer o homem que ama, o advogado Farr (Bogarde), enforca-se na cela.

Farr, que se tinha tentado livrar dessa ligação, joga uma carreira auspiciosa e o seu casamento na tentativa de levar à captura dos extorsionários.

O diálogo do advogado com a mulher, Laura (Sylvia Syms), em que tudo se revela e o amor é posto à prova, é extraordinário. Farr quer expor-se sozinho às humilhações que a publicidade do caso lhe vai trazer, mas o perdão de Laura espera-o no fim.

Escassos 50 anos depois, este retrato dum país que já tinha reduzido ao opróbrio um dos seus maiores escritores choca pela revolução dos costumes entretanto verificada.

0 comentários: