domingo, 30 de março de 2008

PERITOS


http://www.stgmpr.com.au/


"O nome de perito, que encontramos também em campos como o trabalho, a agricultura, o alojamento e a educação, é perito num quadro institucional particular. As organizações que criámos nesses campos cresceram até uma tal complexidade que é, mais ou menos, preciso todo o tempo duma pessoa para os dominar. O perito institucional não é necessariamente uma pessoa que saiba tudo o que é preciso para o habilitar a julgar o valor da instituição, mas frequentemente ele é o único a compreender a sua organização em profundidade e que, por isso, é indispensável. As razões pelas quais ele se tornou interessado numa instituição particular e a aprova tem muitas vezes pouco a ver com quaisquer das suas qualificações como perito."

"The Constitution of Liberty" (F.A. Hayek)


O expert é, assim, uma figura indispensável para tudo quanto à organização de que ele é especialista diz respeito.

Mas, como diz Hayek, não está mais habilitado de que qualquer outra pessoa ( e normalmente estará menos, se o interesse afectar o seu juízo) para julgar do valor da organização e dos fins que serve.

Ora, os técnicos especialistas nas várias áreas são naturalmente chamados a pronunciarem-se sobre aquilo que sabem melhor do que ninguém.

Mas esse é também o melhor método para perpetuar uma escolha errada, com o inconveniente de se deixar de pensar no assunto, ao confundir-se o valor e o conhecimento.

0 comentários: