sábado, 22 de março de 2008

OS PROGRESSOS DA CIVILIZAÇÃO


Alexander Graham Bell's first telephone


"Os progressos da civilização permitem a cada um manifestar qualidades insuspeitadas ou novos vícios que os tornam mais queridos ou mais insuportáveis para os amigos. Foi assim que a descoberta de Edison permitiu a Françoise adquirir mais um defeito, que era o de se recusar, qualquer que fosse a utilidade, ou a urgência, a servir-se do telefone. Ela conseguia sempre maneira de fugir quando se lho queria ensinar, como outros no momento de serem vacinados."

"Sodome et Gomorrhe" (Marcel Proust)


Na verdade, quantos jogadores compulsivos não revelaram as consolas da Sony ou da Nintendo, quantos sedentários do sofá, a televisão, ou maníacos da velocidade, o automóvel, etc., etc.?

E sem dúvida que outras qualidades ou outros vícios como o de puxar da espada por uma bagatela ou de deixar as velas acesas, com risco de pegar fogo aos cortinados, não têm hoje ensejo de se manifestar.

A atitude de Françoise parece-se muito com o que nas empresas, quando surgiram os computadores, se chamava de "resistência à mudança".

Mas as coisas correm tão depressa (para além da opinião castigar os mais morosos), que suponho que hoje a velha doméstica de Marcel andaria com um telemóvel no bolso do avental.

0 comentários: