quarta-feira, 27 de junho de 2007

ADAM SMITH REFUTADO


Peter Singer

"O movimento em direcção a uma sociedade duradoura não poderá ocorrer sem uma transformação das prioridades e dos valores individuais (...). O materialismo, devido à pressão que exerce sobre os recursos, não pode, simplesmente, sobreviver à transição para um mundo sustentável."


(Lester Brown em "Picturing a Sustainable Society", citado por Peter Singer em "Como havemos de viver?")



O chamado senso-comum diz que a melhor prova da existência de um pudim é comê-lo (embora isso destrua imediatamente a prova).

O que a crise ambiental nos tem vindo a revelar, nos últimos anos, é que o planéta é demasiado pequeno e demasiado frágil para aguentar o nosso tipo de crescimento "ocidental", e que, por outro lado, contra Adam Smith, o interesse individual está longe de ser representativo de um qualquer instinto de sobrevivência da espécie, mesmo em termos estatísticos.

A liberdade de cada um já não pode ser apenas condicionada pela dos seus concidadãos. Uma outra responsabilidade, que não só política, deve emergir da consciência desta realidade "suicidária".

E a maior ironia é que sejam os modelos de vida aparentemente mais "irrealistas", "com os pés menos assentes na terra", os que afinal de contas têm mais condições de sobreviver.

A Natureza pode não "escolher" o conhecimento que supostamente a desvendou.

0 comentários: