terça-feira, 31 de julho de 2007

A RECONSTRUÇÃO DO TEMPLO


Isaiah Berlin (1909/1997)


"A criação do Estado de Israel prestou aos indivíduos o maior serviço que uma instituição humana pode prestar: devolver aos judeus, não já simplesmente a sua dignidade e o seu estatuto pessoal, de seres humanos, mas qualquer coisa de incomparavelmente mais importante: o seu direito a escolherem enquanto indivíduos a sua maneira de viver - ou seja, essa liberdade de escolha de base, o direito a viver ou morrer, a tomar o caminho do bem ou do mal, conforme cada um entenda, à falta da qual a vida humana é uma forma de servidão, como efectivamente o foi no caso da comunidade judaica durante quase dois mil anos."

"O Poder das Ideias" (Isaiah Berlin)


Este ensaio de Berlin foi evidentemente escrito antes da questão palestiniana se ter tornado o protótipo dos conflitos aparentemente insolúveis.

Mas é útil perceber a importância desse simbolismo na realidade do Estado judaico. A memória dos dois mil anos de exílio está omnipresente e influencia todas as considerações políticas.

Não sei se esta "territorialização" acabará de vez com o destino do judeu sem pátria, eterno e frustrado imitador dos outros. Mas face à dramatização do conflito e à precariedade e do seu estatuto aos olhos dos seus inimigos, não é de estranhar que aquele destino se prolongue na imaginação, sendo Israel mais uma das reconstruções do templo destinadas a repetir-se até o fim dos tempos.

0 comentários: