terça-feira, 3 de julho de 2007

A PALAVRA TODO-PODEROSA



"O termo "sociedade" engloba, evidentemente, todas as relações sociais, incluindo todas as relações pessoais - as relações entre uma mãe e o seu filho, assim como as que existem entre um funcionário da segurança social e qualquer um dos dois. Por muitas razões, é totalmente impossível controlar todas, ou "quase" todas, estas relações; quanto mais não seja porque, com cada controlo das relações sociais, criamos toda uma série de novas relações que é necessário controlar. Em suma, a impossibilidade é uma impossibilidade lógica."

"A Pobreza do Historicismo" (Karl Popper)


O poder encantatório das palavras é tal que ao empregarmos substantivos comuns como povo e sociedade nos parece que essa totalidade de algum modo se torna mais compreensível.

Poder, por exemplo, designar a totalidade das relações económicas como um sistema é como se constituíssemos um objecto que podemos abranger com o olhar e do qual se torna possível e legítimo, de acordo com um ponto de vista simplesmente ético, conceber a total transformação.

Ora, isto é, de facto, transferir a omnipotência do Deus criador para os indivíduos ou grupos a que se atribui a ciência necessária.

No caso do historicismo, essa ciência não é mais do que o conhecimento das leis inexoráveis que os homens só podem, no melhor dos casos, acelerar ( se for do género optimista, o historicismo).

0 comentários: