sábado, 14 de julho de 2007

TECNOLOGIA PELO FUTURO


Jeffrey Shaw, Configuring the Cave
http://www.immersence.com/publications/images


Os meios que utilizamos, individualmente ou em grupo, diz-nos a ética que nunca são neutros, qualquer que seja a sua justificação em nome dos fins.

Mas eu quero precisar um pouco a questão.

A tecnologia não tem um outro efeito sobre as culturas que não se encontram no "estádio" necessário para a produzir e integrar simbolicamente?

É todo o problema do colonizador e do selvagem. Sabe-se como foram destruídas as civilizações ameríndias com a chegada dos europeus na época dos Descobrimentos e da Conquista.

O efeito "analítico" e " hiperbolítico", para dizer como Derrida, foi o duma verdadeira "desconstrução".

O facto de algumas culturas arcaicas, nos nossos dias, terem descoberto um fim político-religioso para o uso duma tecnologia completamente exógena, não é menos devastador.

Podemos dizer, assim, que os telemóveis, os computadores e a Internet, bem como a alta tecnologia bélica que o terrorismo global volta contra a civilização técnica que os produziu pode ver-se como uma maquiavélica instrumentalização e uma colonização paradoxal.

Carrega todo o simbolismo possível que o suicídio seja a via preferencialmente escolhida pela juventude aliciada pelo terrorismo.

É dizer muito sobre o futuro dessa cultura recolonizada no próprio momento em que se revolta.

0 comentários: