segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

PARAR PARA PENSAR


(projectglobalgeneration.com)



"(...) é preciso ser indulgente com a juventude, dizia-se ele, tornamo-nos alguém completamente impossível quando nos limitamos a negá-la."


"O Homem Sem Qualidades" (Robert Musil)



O pensamento é de Arnheim, o homem que quer conciliar a cultura com o lucro. Na sua posição de homem extremamente rico, isso parece-lhe possível, e até natural.

Não sei se a juventude, ao criar as suas ideias, pode ser "pacífica" em relação ao adquirido pelas gerações anteriores, nem se estas podem permitir-se não serem "impossíveis",  com uma resistência que, essa, sim, parece natural.

Um dos problemas da nossa cultura é que os velhos, até certo ponto, se renderam ao futuro, e cem anos de "ética publicitária" aproximaram essa atitude da quase adulação dos indecisos valores da juventude.

O confronto dos novos com o passado faz parte do nosso processo de adaptação. Mas,  à medida que as mudanças se aceleram, graças ao efeito exponencial sobre as nossas vidas da tecnologia e das comunicações, estamos perto da situação em que os velhos são cada vez mais novos e os novos cada vez mais velhos.

E não se pode parar para pensar...


0 comentários: