quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O BODE EXPIATÓRIO


ambre.pointblog.fr


O antigo primeiro-ministro disse, para alguns alunos de "Science Po", em Poitiers, o que o keynesianismo "vulgar"costuma dizer sobre a dívida dos países.


Teve, porém, a imprudência de se expressar como um simples particular, sem a contenção e a solenidade duma declaração política no parlamento ou diante das câmaras da televisão. Porque um político não pode utilizar o paradoxo e, muito menos, provocar o escândalo com liberdades "poéticas".


Ao dizer, por outras palavras, que se as dívidas fossem todas pagas, a economia e o sistema financeiro deixavam de funcionar, disse uma banalidade. Mas foi um pouco mais longe na imagem (que não na lógica), porque se sentia na penumbra duma sala de aula a falar em nome pessoal, ao dizer que as dívidas são eternas.


Foi o suficiente para se ouvir o coro dos hipócritas ao serviço da ideologia económica dominante, gritar contra a pretensa enormidade.


Ninguém se lembrou de perguntar se é legítimo continuar por meios destes a política do bode expiatório. Ao ler a caixa de comentários do "Público", não se pode deixar de pensar que Sócrates continua a ser um homem perigoso, onde quer que se encontre e diga o que disser e para quem o disser.


Ora esse é um sinal de que há homem em política.

0 comentários: