terça-feira, 29 de março de 2011

POESIA

"Poesia" (2010-Chang-dong Lee)





Uma sexagenária, Soon-mi (Ahn Nae-sang), com os primeiros sintomas de Alzheimer,  toma conta dum neto obtuso num subúrbio de Seul. A certa altura, decide inscrever-se num desses cursos para ocupar os velhos e os desempregados, porque quer aprender a escrever um poema. Não é fácil. A "inspiração" não cai do céu e os vizinhos não compreendem que precise de falar com as árvores.

Entretanto, sabe que o neto faz parte dum grupo da escola que violou uma colega, levando-a ao suicídio. Os pais desses rapazes querem, para abafar o caso, dar uma indemnização à mãe da jovem. Soon-mi não tem os 5 milhões que lhe pedem pela sua parte da indemnização e, como último recurso, pede-os a um velho doente a quem fazia a higiene. Este inválido fizera-lhe, tempos atrás, um pedido que a escandalizara: ajudá-lo (mais um comprimido de Viagra) num último orgasmo "antes de morrer". Mas depois  o suicídio da jovem e o progresso inexorável da sua própria doença fazem-na reflectir e ceder.

 São todas estas peripécias que lhe permitem, no fim, escrever o seu poema. Com a abertura de espírito para a "inspiração" e o seu esforço de atenção dedicado   à natureza e ao quotidiano consegue encontrar a "graça" com que agiu nalguns dos momentos mais difíceis da sua vida e, ao mesmo tempo fazer poesia.

Afinal, talvez esta seja, acima de tudo, o sentimento duma experiência mais pura e decantada. E mesmo a forma não é ingénua nem deixa de ser. É a forma perfeita para aquele coração.

1 comentários:

Anónimo disse...

Espantoso filme com um comentário a condizer.

Maria Helena