A Escola de Atenas (pormenor), de Rafael |
O segundo foi considerado o Filósofo por antonomásia,
durante a Idade Média, mas, com o Renascimento a Europa redescobriu o primeiro
e quanto nas suas ideias era essencial a uma concepção plenamente espiritual do
Cristianismo. O interessante é que agora, sobretudo depois dos estudos de
Hannah Arendt, entre outros, é o Estagirita que parece estar mais perto de nós
e ter mais coisas a dizer-nos sobre a nossa própria época. Popper já tinha
observado que a República de Platão é o modelo de todo o Estado totalitário e
seria difícil não estar de acordo com ele se o filósofo fosse tão directo e tão
transparente como queriam que ele fosse. Mas Platão é tanto mais obscuro quanto
parece mais claro. Simone Weil, por exemplo, pensava que a República é um
modelo da alma individual e não um modelo político.
De qualquer modo, a actualidade de Aristóteles, a sua
compreensão da sociedade política, tão de acordo com o nosso pensamento sobre a
democracia e a acção, é um exemplo de como cada época lê os autores como pode.
Tudo o que hoje vemos, por exemplo, nos conceitos de phrõnesis, práxis e
poiesis, sempre existiu desde que Averróis e os outros sábios árabes nos
devolveram a filosofia antiga, mas a Igreja Católica e mesmo Tomás de Aquino
leram os textos sob a perspectiva medieval. É só agora que os podemos
compreender, na perspectiva que nos interessa...
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