sábado, 6 de agosto de 2011

RECALCAMENTO E PUBLICIDADE



“A tentação é grande, tanto para uma comunidade como para os indivíduos, de aderir, então, a uma ideologia onde tudo parece funcionar naturalmente, onde toda a questão se resolva numa prévia resposta, justa ou falsa, o que releva ainda da retórica.”



“Principia Rhetorica”   (Michel Meyers)


Podemos chegar a esquecer que as respostas não são “definitivas e universais” em relação aos problemas mais importantes. Meyer chama de “recalcamento problematológico” a essa naturalização das respostas.

Mas a História acorda-nos desse “esquecimento” ao lançar a dúvida sobre as nossas certezas mais seguras. “Alguns continuarão a aderir a respostas que já não o são, enquanto que outros as porão em causa. É essa a origem da dialéctica, da argumentação enquanto contestação de respostas, de ‘teses’” (ibidem)

É preciso, pois, que o problemático se torne consciente para que a discussão tenha lugar e a retórica se torne necessária.

As respostas, assim, cada vez mais, são outra coisa que resposta, estão na vez da resposta. São metáforas. Meyer: “A metaforização é a própria forma da historicidade, e o seu realismo é disso o ocultamento.”

Por este ângulo, a publicidade é mais “honesta” do que a política…

0 comentários: