quarta-feira, 18 de maio de 2011

FALHAR E GANHAR SEMPRE


http://4.bp.blogspot.com/_dsnRysafcSw


De acordo com Michel Meyer, correntes do pensamento como o estruturalismo fizeram da linguagem a matriz das ciências humanas. Apesar disso, tanto quanto julgo saber, faz ainda falta ao estudo da economia uma abordagem linguística. Não falo, claro, do chamado “economês”, o qual, no entanto, é em si um fenómeno revelador.

Existe uma espécie de quimera que alia, aparentemente sem problemas de maior, a matemática ao monstruoso e que passa, entre os sacerdotes do culto, por ciência ou saber esotérico.

Que todas as castas se protegem da realidade, contra a qual não param de disparar a sua pirotecnia, é um facto conhecido. E nada sofrem com os seus falsos oráculos e prosseguem como se nada tivesse acontecido.

“O que acontece quando desesperadamente falham? São despedidos? São amarrados ao pelourinho  expulsos dos postos que ocupam para sofrer nas voluntárias filas do desemprego a que condenaram os outros? (…) Claro que não. Economistas falhados são às dúzias nas melhores escolas. Continuam a ensinar o quer que tenham pensado antes. Nenhuma montanha de factos empíricos ameaça o seu prestígio.” (Peter Radfor, “Do we need economists?”)

0 comentários: