domingo, 29 de maio de 2011

ENCONTRARÁS DRAGÕES

"Encontrarás dragões" (2011-Roland Joffé)


Pierre Bezuhov, em “Guerra e Paz”, quando se submete ao ritual de iniciação na maçonaria, fica surpreendido por encontrar, nesse ambiente secretista e solene que invoca os grandes ideais da Humanidade, algumas dessas frívolas personagens que frequentavam os mesmos salões do que ele próprio.

Ao conhecermos a vida do José Maria Escrivá, criador da “Opus Dei”, é com dificuldade que reconhecemos a sombra do idealismo do fundador nalguns conhecidos ou nalgumas figuras públicas que nos dizem fazerem parte da “Obra”. Ao incarnar-se, toda a ideia se mistura com a terra e o sangue, e são frequentes as inversões “diabólicas”. Do espírito, fica um ídolo oco e o que prevalece é o poder da organização.

Durante a Guerra Civil de Espanha, no filme, José Maria é uma luz que não cega, que lhe permite abraçar o inimigo de “classe”. Em contrapartida, Manolo Torres, o amigo de infância, e que é o verdadeiro centro da história, alista-se entre os “vermelhos” para fazer espionagem por conta dos franquistas e acaba por ter de matar a mulher que ama. Mas aquele que vive as experiências dos outros, não pode ficar incólume. No final, já não sabe em que é que acredita.

No leito de morte, depois de confessar os seus crimes e traições, só pode oferecer ao filho o perdão. O ateu confessa-se para que o filho lhe perdoe, não para se salvar a ele, mas para que o filho se liberte.

À sua maneira, tornou-se digno dum tal amigo.

0 comentários: