terça-feira, 26 de abril de 2011

A SOCIEDADE DE DEBATES




“A  centralização desapareceu ao mesmo tempo que as organizações de partidos republicanos crescentemente estabeleceram as suas agendas a partir de 1989, enquanto que a ausência de argumentação política aberta (no que era distinta duma argumentação altamente esotérica), que tinha sido tão característica da vida dentro do partido, deu lugar a um tal choque de opiniões entre os membros do próprio partido sobre problemas de importância fundamental que alguns Comunistas conservadores (e mesmo Gorbachev em raras ocasiões) se queixavam de que o partido se tinha tornado uma sociedade de debates.”

“The Gorbachev Factor” (Archie Brown)



É o “em tempo de guerra, não se limpam armas” contra outro lugar-comum: “da discussão nasce a luz.”

Nos tempos de crise, os perigos deveriam ser suficientes para moderar a discussão entre as várias opiniões. E, normalmente, verifica-se que o medo assume, nessas alturas, a função do bom-senso.

Outra coisa se passa com as facções, que podem engrenar num discurso paranóico mesmo no meio duma crise. Ora, os partidos não têm a vocação do auto-sacrifício. Não abdicarão da demagogia em tempo de eleições, nem aceitarão pacificamente que as ideias dum concorrente são as que ele próprio defende, só que sob outra roupagem. Porque perder o que o distingue é a morte de qualquer partido. Como se vê na presente desgraça, mesmo quando está à vista de toda a gente que o futuro governo só pode alterar as vírgulas dum programa imposto do exterior, cada partido insiste em que é o mais competente para isso e que o outro, ou os outros são o fim do mundo.

Quanto à “sociedade de debates”, ela é um custo necessário da liberdade de opinião, sem a qual não pode existir verdadeiro progresso. O parlamento é o altar dessa liberdade. Tudo o que aí se passa parece quase só ritual. Porque o que realmente interessa passa-se fora do hemiciclo e é fora dele que se travam as verdadeiras discussões.

0 comentários: