terça-feira, 12 de abril de 2011

A RENDA DO SENSO-COMUM

Tycho Brahe (http://www.shardcore.org)


“Meu caro senhor, podeis saber imenso acerca dos céus, mas aqui na terra sois um tolo.”


(O  cocheiro a Tycho Brahe que lhe propusera que se orientasse pelas estrelas para encontrar o caminho mais curto.)




Agora, nem seria preciso conhecer as estrelas para encontrar o caminho mais curto. Bastaria o GPS, descoberta para a qual o astrónomo dinamarquês terá dado uma longínqua contribuição.

É costume dividir as pessoas entre os que “andam na lua” ( que podem cair num buraco, como Tales, suscitando o riso da rapariga trácia) e os que têm “os pés assentes no chão”. Mas o “último a rir” é aquele que parecia extraviado. A maior parte das vezes, porém, não tem o consolo de ter essa “desforra” em vida.

O chamado “senso-comum” tem uma força impressionante, porque estar em desacordo com ele é como estar no exílio. E mesmo Brahe deve ter reconhecido alguma razão ao cocheiro e Tales deve ter rido, também, com a sua situação.

Os economistas do nosso tempo são quem sabe tirar melhor renda do senso-comum. Porque toda a gente compara a economia do país ao “deve e haver” doméstico. Mas a comparação só se tornaria  pertinente se imaginássemos que os ladrões esvaziavam de noite o que de dia tivéssemos posto no mealheiro. E outras coisas.

É por isso que não é do senso-comum que podemos esperar uma solução

0 comentários: