quarta-feira, 9 de maio de 2007

A PERSPECTIVA INVISÍVEL


"Medusa" (Caravaggio)

Por que não imitavam os pintores anteriores ao Quattrocento aquilo que viam?

Os Romanos, por exemplo, tinham belos mosaicos geométricos no interior das suas casas e não podiam ver os losangos dos desenhos no chão do seu atrium senão com as diferenças de escala conforme a distância e o ponto de vista com que nós hoje vemos as suas ruínas.

Não estranhamos, contudo, nos primitivos italianos que a proporção não seja respeitada entre as figuras de um quadro.

Explicamo-lo com uma palavra: esses pintores não conheciam ainda a perspectiva. O ponto de fuga que submetia a cena a um só espaço.

Mas, como tudo o que se tem por adquirido, essa resposta é uma espécie de cabeça de Medusa à entrada do verdadeiro segredo.

Por isso, o que é que copiavam esses pintores que olhavam para a perspectiva, mas não a viam?

Uma hierarquia.

0 comentários: