segunda-feira, 28 de maio de 2007

O OLHAR DO ESCUTEIRO


"Zodiac" (2007-David Fincher)


Se em "Seven" (1995), o serial-killer conduz, do princípio ao fim, o jogo com a polícia e acaba por conseguir soltar na imaginação colectiva a sua ameaça metafísica, aqui temos a história (autêntica) de um criminoso que faz das leis e da usura do tempo o seu escudo para escapar à justiça e confrontar a máquina humana que o persegue com o seu absurdo e a sua inutilidade.

Depois de alguns anos de silêncio (porque se sabia vigiado), Leigh, o "Zodíaco" só tem um crente: um antigo escuteiro, cartoonista do "San Francisco Chronicle". Ele arrisca tudo na sua obstinação por "resolver o caso", impedindo testemunhas e polícias de fechar os olhos e esquecer. E o que é que o move? Ele quer olhar o criminoso nos olhos.

A sua visão ingénua do mundo reclama, mais do que o castigo, a humanização do assassínio. Quando procura Leigh no seu emprego e o olha sem palavras nos olhos, é como se o mal perdesse a sua transcendência e ficasse reduzido àquele corpo desgracioso, àquela ironia protegida, àquele orgulho demasiado humano.

Não importa que o Zodíaco tivesse morrido de um ataque cardíaco antes sequer de ser acusado.

O escuteiro tinha pacificado o seu mundo e podia escrever o livro da sua vida.

A polícia, pelo seu lado, podia ocupar-se de casos com mais actualidade.

0 comentários: