sexta-feira, 25 de maio de 2007

FISIOLOGIA POLÍTICA


George Danton (1759/1794)


"Que vindes buscar aqui? Para que vos refugiais nesta sala a que os vossos jornalistas chamam um antro de assassinos?... E que momento escolheis para vos reconciliardes? O momento em que o povo está no direito de pedir-vos a vossa vida. Sois traidor? Sois estúpido? Em ambos os casos já não podeis comandar. Tínheis respondido com a vida em como o rei não partiria? Vindes pagar a vossa dívida..."

"História da Revolução Francesa" (Jules Michelet)


Esta catilinária assassina é dirigida por Danton a La Fayette que acaba de entrar na sala onde decorre a assembleia dos jacobinos, de braço dado com Lameth e seguido de Sieyès, Barnave, "toda a esquerda da Assembleia marchando sob o mesmo estandarte."

Danton parecia o único a ver, naquele momento de falsa reconciliação, com o rei em fuga e a ideia republicana mal segura, que La Fayette era o verdadeiro perigo, porque popular e sempre pronto a deixar-se enganar pela Corte.

Michelet continua: "Responder, contestar, recriminar seria atear o incêndio. Para lançar água fria, Lameth pronunciou uma pastoral sobre os prazeres da união fraterna. La Fayette desenvolveu, sem dizer uma palavra sobre a questão, a sua conversa habitual, "que fora o primeiro a dizer: Uma nação torna-se livre quando quer ser livre, etc." (...) A sociedade ficou satisfeita, pois, por volta da meia-noite, quando os deputados saíram encabeçados por Barnave, La Fayette, todos os jacobinos, todos os auditores e espectadores, duas ou três mil pessoas talvez, formaram-lhes um cortejo (...)"

Na política, as perguntas nem sempre têm resposta. Mesmo uma acusação tão grave como a de Danton pôde ser ignorada e, para falar na linguagem homérica, tida como nunca tendo passado a barreira dos dentes.

E isto porque uma assembleia (sobretudo quando nela se joga a vida das pessoas) não se comporta como um indivíduo racional. A sedução, a imaginação, a arte de desviar as atenções contam muito mais do que a lógica.

Basta ver o cuidado que os modernos congressos puseram na sua regulamentação para nos apercebermos de que a surpresa é o verdadeiro inimigo. De uma maneira ou de outra fazem jus à célebre imagem de um gigantesco carimbo.

0 comentários: