quinta-feira, 26 de janeiro de 2006

OS MAUS SINTOMAS


https://www.google.pt/search?q=apagada+e+vil:tristeza&num=20&client=tablet-android-samsung&prmd=ivn&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjs8KP-j6HQAhXGwBQKHeUsDQ4Q_AUIBygB&biw=1280&bih=800#tbm=isch&q=tristeza&imgrc=BoXD3tEa88fmhM%3A



Em artigo no "Público"de hoje, J. Pacheco Pereira escreve sobre uma tendência em curso na sociedade portuguesa. Os partidos teriam de mudar ou dissolverem-se.

Se esta reflexão não viesse a seguir à surpresa Alegre e a uma táctica postura de denegação partidária assumida por alguns candidatos, eu diria que estávamos perante uma novidade interessante e que essa tendência talvez correspondesse a algo que todos nós vimos sentindo ( e que não se confunde com o clima de "apagada e vil tristeza" gerado pela crise económica e social).

Assim, em face dos últimos acontecimentos, promovidos a sintomatologia, já não tenho a certeza. Estes sintomas podem não representar mais do que a saturação e a indiferença ( a alergia ao político, sob qualquer forma). Nenhum desejo de outras práticas de acção cívica, nenhuma nostalgia do político, tal como já foi (na Grécia Antiga?) parece justificá-los.

0 comentários: