quinta-feira, 5 de janeiro de 2006

O OLHAR MÍTICO


Anna Mahler (1904/1988)


Canetti teve uma paixoneta por Anna, a filha de Mahler, e podemos pensar que a causa disso estava nos olhos dela:

"Eu acabava de penetrar na estufa que lhe servia de atelier, quando ela se voltou de repente e me fixou bem no rosto. Eu não estava já afastado e fiquei impressionado por esse olhar. A partir desse segundo, os seus olhos não me largaram mais. Não fui apanhado de improviso, porque tive tempo para me aproximar, mas de qualquer modo foi uma surpresa: uma inexauribilidade para a qual não estava preparado. Ela residia nesses dois olhos; tudo o que se via nela para além deles era ilusão" ("Histoire d'une vie").

Depois de ter suscitado, por algum tempo, igual fervor, o nosso autor recebeu de Ana uma carta lacónica e definitiva: "Creio, M., que não estou enamorada de ti."

E tudo acabou ali, como se apagado o desejo desses olhos, nada mais restasse.

Talvez por isso parecesse, em Alma Mahler, que só o resto era ilusão.

0 comentários: