segunda-feira, 2 de janeiro de 2006

ENCONTROS DIFERIDOS


Platão e Aristóteles

"Entre as coisas mais importantes que em nós amadurecem, estão os encontros diferidos. Podem dizer respeito a seres ou a lugares, livros ou quadros."

"Histoire d'une vie" (Elias Canetti)


Não me lembro de ter vindo a conhecer alguém cujo encontro tenha falhado uma primeira vez. Sucedeu-me antes o contrário. Começar por nos conhecermos muito bem, para depois divergirmos e mais tarde reatarmos, doutra maneira, como se a primeira experiência tivesse sido entre outras pessoas.

Mas em relação aos livros, tenho algo que se ajusta perfeitamente à ideia de encontro diferido.

Entre os muitos livros que cheguei a comprar nos alfarrabistas da cidade, tinha os "Éléments de philosophie", de Alain, na colecção Idées da Gallimard, obra que provavelmente nunca teria lido se não fosse uma biografia sobre Simone Weil e o meu entusiasmo por este grande espírito.

Há, pois, independentemente do potencial valor que tenham para nós certas obras, um problema de contacto, o qual, como o de dois amantes que se desconhecem era resolvido nalgumas comédias, pela figura da alcoviteira.

No caso de Alain, era natural que o interesse pelo discípulo se estendesse ao mestre.

Mas tive esse livro nas mãos e passei por ele, como se passa por um desconhecido que talvez gostássemos de conhecer, para o que falta, porém, o motivo e a ocasião.

0 comentários: