domingo, 29 de janeiro de 2012

SEGURANÇA

"Sentry" (http://itairose.com/tag/marvel-comics/)



"Os funcionários da fé regularmente pagos pela comunidade não permitem que se brinque com os regulamentos."

"O Homem Sem Qualidades" (Robert Musil)

O rendimento dum homem explica muito do seu pensamento. Nem é precisa a má consciência. De tão longe quanto é possível à atalaia do nosso instinto de sobrevivência ( mesmo na sua forma menos dramática ), contornamos o exército dos argumentos contrários, de modo a que nem sequer cheguem à consciência.

E quando não é possível contorná-los, saímos armados dos pés à cabeça para o encontro. Na irritação duma pessoa, perante uma ideia nova, por exemplo, podemos distinguir o tilintar do metal.

Se me perguntarem se isso é bom, eu diria que, sem isso, seríamos verdadeiros cataventos, sem ideias próprias e desinteressadas, no mau sentido. Os interesses são uma amarra que nos prende à terra e cuja resistência é necessária para qualquer voo de alma.

Por isso, não me choca que todos os funcionários, estejam eles na Igreja, no Estado, num partido ou num sindicato, não gostem que se discutam os "regulamentos".

Os regulamentos parecem coisa de somenos, e são-no para os outros, mas para os que deles dependem fazem parte da sua segurança. E a segurança não é coisa menor, porque, como dizia Alain, até o tirano precisa de quem vigie enquanto dorme.

0 comentários: