domingo, 8 de janeiro de 2012

A INQUISIÇÃO


"A Inquisição Espanhola não foi uma tentativa arcaica de preservar um mundo religioso ultrapassado; foi uma instituição modernizante concebida pelos monarcas para criar a unidade nacional."

"The Case for God" (Karen Armstrong)


Introduzamos aqui a ideia marxista de que, objectivamente, era esse um dos resultados da Inquisição, assim percebido por alguns dos monarcas mais astutos, mas que não foi, 'in nuce' concebido para isso.

É até mais do que certo que o fanatismo com que a perseguição foi executada não podia ser estimulada por uma ideia política tão abstracta.

Podia também dizer-se que Hitler utilizou os judeus com o mesmo fim, mas sabemos que não é verdade.

A monstruosidade de certos planos "racionais" só é eficaz quando a razão perde o seu carácter universal, isto é, quando o pensamento se fecha para o mundo.

Nessa altura, a Igreja deixou de ser,  legitimamente, católica. Quando se falava tanto no Inferno, a ideia de o "antecipar" na terra era natural. O poder exerce-se sempre até ao fim, se não for contido. Como alguns reis viram que eram servidos, deixaram os torcionários à vontade, ao ponto de alguns lhes ganharem medo.

 

0 comentários: