terça-feira, 3 de janeiro de 2012

A GREVE DO MONTE SACRO


O Senado Romano



"Se mostram à fera pedaços de carne ensanguentada colocados perto dela, e em seguida lhos retiram, até que por fim ela se ponha a rugir: pensais que esse rugido significa justiça?

(Niezsche;cit.Paul-Augustin d'Orcan)



Michel Rocard pergunta em "Le Monde"  por que deverão pagar os Estados 600 vezes mais do que os bancos, e propõe que as dívidas mais antigas sejam pagas ao juro de 0%, como os bancos nos vão pagar a nós terem sido salvos da bancarrota.

"(...) Bloomberg mostra que a Reserva Federal emprestou secretamente aos bancos em dificuldade a soma de 1200 mil milhões à taxa incrivelmente baixa de 0,01%. Ao mesmo tempo numerosos países sofrem planos de austeridade impostos por governos aos quais os mercados financeiros não aceitam emprestar alguns milhões a taxas de juro inferiores a 6, 7 ou 9%!" ("Le Monde" de 2/1/2012)

Façamos a pergunta de Nietzsche: é isto justiça?

Aquele 1% da população, contra o qual se levantou o movimento "Occupy Wall Street",  bem pode reclamar a sua libra de carne humana que nenhum juiz impoluto ou que não esteja à espera da melhor oferta pode encontrar equidade nestas condições.

Só falta que os 99% despertem do seu sono fatalista e deixem de confiar nos "especialistas" que pregam em favor desta divisão do mundo em nome da "economia".

"Asfixiados por tais taxas de juro, os governos são 'obrigados' a bloquear as pensões de reforma, os apoios familiares ou os salários dos funcionários e a cortar nos investimentos, o que aumenta o desemprego e nos fará em pouco tempo cair numa recessão muito grave." (ibidem)

Os plebeus precisam de outra fábula que não seja a dos economistas e a das agências de 'rating', ou o truque de Menénio Agripa, no sec. V AC, para os plebeus voltarem à cidade,

É que, virtualmente, já não estamos na nossa casa, nem na nossa cidade, nem no nosso país.

0 comentários: