domingo, 17 de maio de 2009

A CAUSA ORACULAR



"Eu tinha chamado a isto 'efeito de Édipo', porque o oráculo desempenha um papel da maior importância na sequência de acontecimentos que levou ao cumprimento da sua profecia. (Era também uma alusão à psicanálise, a qual tinha estado estranhamente cega para este facto interessante, mesmo se o próprio Freud admitisse que os próprios sonhos sonhados pelos pacientes eram muitas vezes coloridos pelas teorias dos seus analistas).

Unended Quest (Karl Popper)


Popper deixara de acreditar que este "efeito de Édipo" fosse a marca distintiva das ciências sociais em relação às ciências da natureza. Também na biologia molecular, "as expectativas frequentemente desempenhavam um papel produzindo o que era esperado."

Não sei se este efeito não é uma modificação devida ao observador, como as que são inseparáveis da física quântica.

No caso da psicanálise, no entanto, os "obliging dreams" de Freud não fazem do paciente uma câmara de eco do analista. A teoria psicanalítica introduz um elemento estranho na situação mental do doente que obriga este a um esforço de adaptação e de "recuperação" (como se dizia, há uns anos, que o capitalismo recuperava a crítica dos seus opositores), de consequências imprevisíveis. E às vezes mudar um estado de coisas é tudo o que é preciso.

De qualquer modo esta contingência só nos leva a equiparar a psicanálise a outras práticas de sugestão.

1 comentários:

Christine disse...

O oráculo é um tema interessante... Tenho refletido sobre mas esta reflexão ainda está incipiante... Penso que em seu livro sobre a "Psicanálise dos Contos de Fadas", Bettelheim também aborda este tema: o conto é um discurso aberto em que cada um, no caso cada criança, vai ouvir o que a interessa ou preocupa, vai apropriar-se do que "tem a ver" com ela... Soa para mim como um oráculo.