sexta-feira, 13 de junho de 2008

A VERGONHA


Fábulas de Esopo ( Sir Roger L'Estrange)


"A atitude moral não pode ser abstraída dos seus efectivos compromissos em situações reais. Não há moral a priori, uma vez que não há valores universais. Não existe um único preceito que se possa sustentar como absolutamente válido - a menos que ele não seja susceptível de interpretações contraditórias."

"La foi d'un incroyant" (Francis Jeanson)


Uma atitude que não nos custa nada, sem esforço, sem correr o risco de levantar a oposição ou o juízo condenatório por parte dos outros, não tem real significado, mesmo que esteja de acordo com a letra de um preceito.

É por isso que a virtude é tanto maior quanto maior for a força que lhe resiste. A castidade de um velho não tem qualquer valor, assim como a frugalidade em quem tem apenas o necessário para não morrer de fome.

Mas é claro que a situação no mundo, a situação real, não é tudo, e por si só não criaria um problema ético.

É preciso que a nossa decisão se possa comparar com um valor que, na verdade, não criamos na liberdade da nossa consciência, mas que está ali para julgar os nossos actos como uma espécie de mundo que se apaga com a nossa falta de fé no que nos salva, como diz Deleuze, da "vergonha de ser homem".

0 comentários: