terça-feira, 10 de junho de 2008

MUDANÇAS DE CASA


Where Do We Come From? What Are We? Where Are We Going?


"Que existam tantas formas de supressão da realidade como formas de ordenação cultural da realidade, foi algo que viu muito nitidamente Vilém Flusser: "Sempre e em toda a parte, as substâncias embriagadoras espelharam a estrutura cultural para cuja negação elas servem (...)"

"O Estranhamento do Mundo" (Peter Sloterdijk)


O ópio no Extremo Oriente, o haxixe no mundo islâmico, os cogumelos no México, entre nós, o álcool. Poderia a química estabelecer uma relação entre estas substâncias e uma vontade de "inexistência" e de negação do mundo presente em todas as religiões e culturas?

A ideia de Sloterdijk é a de que não compreenderemos essa vontade sem aceitamos que não estamos simplesmente aqui, no mundo que construímos (o mundo das "passagens" e dos centros comerciais), mas que viemos de outro lado e vamos para algures (não posso deixar de pensar na pintura de Gauguin).

Metoikesis é o conceito chave. "Passagens de um oikos para outro marcam a forma de movimento da "vida humana"". E mantemos relações secretas com "um ser-fora e sem-mundo".

As perspectivas são vertiginosas.

0 comentários: