sábado, 14 de junho de 2008

A COLECÇÃO



Em "The Collection", de Harold Pinter, filmada por Michael Apted em 1976, dois casais entregam-se a um duelo verbal de amor-ódio que faz as nossas delícias.

Talvez tudo tenha começado pelo tédio ou pela arte de espicaçar o amor desfalecente com a paixão da verdade sobre o outro, pelo ciúme.

Stella (Hele Mirren), que tem uma boutique de moda, decide inventar um "affair" com Bill (Malcom McDowell), estilista de moda, com quem se cruzou em Leeds, na apresentação da sua colecção.

O marido, James (Allan Bates), procura obter uma satisfação de Bill que de princípio se mostra escandalizado mas que, pouco a pouco, se deixa fascinar pela ambiguidade da situação, corroborando a história de Stella.

A outra figura do casal de homossexuais é Harry (Lawrence Olivier) que vive com o companheiro, muito mais novo, uma relação conflituosa. No momento das revelações, o velho justifica pela origem social a imoralidade do rapaz. A maneira como Olivier o define como um slum's slug (uma lesma de pardieiro) é todo um tratado de preconceito classista.

Harry faz então uma investigação por sua própria conta para tudo esclarecer no final.

James, tranquilizado, parece ficar livre da sua obsessão, não fosse Bill dar um retoque maligno à versão "definitiva": afinal teria conversado com Stella no vestíbulo do hotel sobre o que fariam se tivessem subido para o quarto...

E Stella, ao ouvir a decisão do marido, não confirma nem desmente e fica-se por um sorriso tão enigmático como o olhar (moralmente) vesgo de Vénus.

0 comentários: