"Cassandra's Dream" (2007-Woody Allen)
Não sei se não prefira "Cassandra's Dream" entre os filmes londrinos de Woody Allen, por ser um drama em que a ironia do destino está tão presente.
Os dois irmãos Ian (Ewan McGregor) e Terry (Colin Farrell) compram um pequeno iate que dá o título ao filme, com o dinheiro da sorte. Mas logo a seguir a sorte muda e Terry perde ao jogo uma enorme quantia, enquanto que Ian vive acima dos seus meios com a nova namorada.
Para darem a volta à situação, contam com o dinheiro de um tio (Tom Wilkinson), mas este encontra-se igualmente em apuros e pede-lhes em troca que cometam um assassinato.
A ambição de Ian predispõe-no a passar à acção sem muita discussão, mas Terry está cheio de dúvidas e recorre ao álcool e às drogas para acompanhar o irmão.
Depois do assassínio, quando a vida de ambos podia "singrar" com a ajuda do tio reconhecido, Terry deita tudo a perder com os seus problemas de consciência, anunciando a Ian que se vai entregar à polícia. Este, de acordo com o tio, decide encenar o suicídio do irmão, mas ambos encontram a morte a bordo do Cassandra.
A figura do tio materno, homem de sucesso, com negócios na China e na Califórnia, objecto de um culto familiar, é essencial para tornar aos olhos de Ian o assassinato como mais um investimento de risco.
Entre os dois irmãos existe a diferença entre o estanque e o permeável, para empregar dois termos que tem a ver com as embarcações. Ian pode isolar o passado e seguir em frente, mas em Terry, ele infiltra-se por todas as fendas da consciência.
0 comentários:
Enviar um comentário