quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O VALE DOS MONUMENTOS


"The searchers" (1956, John Ford)

”A man will search  
"His heart and soul     
"Go searching way out there  
"His peace of mind     
"He knows he'll find    
"But where, o Lord   
"Lord, where   
"Ride away     
"Ride away  
"Ride away"
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            
(do final do filme "A desaparecida";1956, John Ford)


Ethan (John Wayne) quer resgatar a sobrinha raptada pelos Comanches, para lhe dar a morte, já que “a vida entre os índios não é vida”. Por isso erra durante cinco anos com Martin (que tem um oitavo de índio), até alcançar a jovem que foge dele  como uma gazela assustada. Mas quando a tem nos braços, em vez de levar a cabo o seu intento, diz-lhe que é hora de regressar a casa.

Que mudança tão extraordinária foi essa? O racismo do velho "cow-boy" alimentou a sua busca no meio dos perigos. Mas cedeu perante uma força maior. Para mim, foi aquele gesto de levantar a rapariga nos braços que falou mais alto do que todo o ódio armazenado, feito sobretudo do desconhecimento do outro.

"The Searchers" inspirou muitos cineastas e a perseguição de Ethan já foi comparada ao teatro grego. Depois, não esqueçamos o espaço fordiano que recorta no mito a figura dos homens.

E aqueles versos que acompanham o olhar de Ethan na fundura da paisagem, no mais belo enquadramento da história do cinema, falam da alma e da procura da paz. Ele sabe que a encontrará, mas onde?

Assim, mesmo aquela vontade movida pela ideia do ódio, parece querer recolher a casa, onde o solitário não tem lugar. Por isso, aquele momento de hesitação na soleira da porta.

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