quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O ESPÍRITO E O PODER

"Star Wars"

 "Isso, pensava nele contra a sua vontade. Ele dizia que lhe faziam pensamentos. Sem que por isso perdesse a sua lenta e viril circunspecção, as mais pequenas coisas o irritavam, como acontece a uma mulher durante a subida do leite."


"O Homem Sem Qualidades" (Robert Musil)


 
A personagem de Moosbrugger, uma espécie de Wozzeck pensador, está no centro da reflexão musiliana sobre a época moderna e a sua perda de referências.

Ele matou, mas parece que alguém matou nele ou por ele. A sua "justificação", num homem do povo (do ponto de vista de Ulrich, por exemplo), é extraordinariamente astuta e antecipa a psicologização da justiça e toda a argumentação do "politicamente correcto".

No momento em que as "forças vivas" do império austro-húngaro ( a Cacânia de Musil) tentam salvar a civilização com uma fórmula que alia o Espírito e o Poder, o caso de Moosbrugger permanece como uma objecção insidiosa. Com efeito, pode o réu ser condenado quando a sua consciência tem a forma da quimera, metade humana e metade animal? A força (o Capital) não pode decidir a questão, decretando que ele é, parcialmente imputável. E o Espírito - por causa da sua aliança   cacânica - não pode também ilibá-lo.


0 comentários: