Apolo Citaredo |
"Sobre
este último ponto, Richard Wagner afirma que a civilização é neutralizada pela
música da mesma maneira que a luz dum candeeiro pela luz do dia. Do mesmo modo,
segundo creio, os Gregos cultivados se sentiam neutralizados pela visão do coro
de sátiros."
"The Birth of Tragedy" (Friedrich Nietzsche)
A tragédia dionisíaca provocava, numa
sociedade dividida, "um sentimento
invencível de unidade que remetia para o coração da natureza". (idem)
Pergunto-me que espécie de unidade
produz em nós, por exemplo, o cinema, nas condições ideais da sala escura, que
"neutraliza" a própria luz do dia.
Já não estamos na natureza, mas no
"imaginário" colectivo que se alimenta, aqui, da história do próprio
cinema. Uma história certamente entre aspas, porque não existe uma cronologia e
todas as imagens são simultâneas.
De qualquer modo, o teatro e o cinema
(mas menos do que a música) são artes que nos resgatam da
"artificialidade" do 'homo
politicus'.
Contra este seu carácter, o
empreendimento dum Brecht, com a teoria
da distanciação, visava tornar a política a única realidade.
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