quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

SURPREENDIDA PELO SONO


http://pro.corbis.com/images

"Por que dorme dessa maneira quando a avisei para não se deixar surpreender pelo sono? Como pode dormir numa pose tão imprudente? É inconcebível constatar que as suas damas não lhe fazem companhia. Uma mulher deve estar sempre alerta! Descuidar-se dessa maneira é uma marca de vulgaridade, embora seja outro tanto odioso afectar ares pudibundos, numa postura hierática, como um monge enclausurado, sentado de braços cruzados e dedos entrelaçados, recitando os encantamentos do Imutável."

"O Romance do Genji" (Murasaki Shikibu)


Contudo, To no Chujo, o pai que descobrira recentemente esta filha ilegítima na Província de Omi, está perfeitamente encantado com a sua graça natural.

Mas a "natureza" é precisamente o que tem de ser submetido ao código palaciano. Noutra ocasião, tinha encontrado a jovem "completamente encostada aos estores que formavam uma saliência, numa postura indigna de uma grande dama (...)"

O cinema nipónico tem-nos revelado abundantemente que esta etiqueta e esta extrema contenção dos sentimentos não são um arcaísmo do século X, mas enformam muito da maneira de ser desta nação ainda nos nossos tempos. A palavra é delicadeza. Que o diga o nosso Wenceslau de Moraes.

Sintomaticamente, quando irrompe a violência, não conheço, pelo menos no cinema, reacções mais histéricas e urros e gritos mais guturais, como se fosse próprio da raça um "metabolismo" mais vivo.

0 comentários: