segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

ESSE OBSCURO OBJECTO DO DESEJO

"Esse Obscuro Objecto do Desejo" (1977-Luis Buñuel)



O dinheiro isola o burguês da sociedade. Mateo é ingénuo com as mulheres e com a vida. Antes da explosão com que termina o filme, vemo-lo contemplando a imagem tranquilizadora duma mulher no labor da agulha. A música que sucede o altifalante ao noticiário do terrorismo inspira-lhe uma carícia na mão de Conchita. Esse momento de paz parece dar razão à moral do privilegiado, e no entanto… A mesma pulsão de morte se esconde na subversão do amor pelo desejo e no atentado arbitrário do bombista. A Mateo apenas interessa esse corpo que continuamente lhe foge, porque não está todo nas suas mãos e a introdução lhe é recusada. O dinheiro que por todos os lados prende a mulher desejada é desfeiteado no seu poder de negar a posse simbólica ao ambicioso. Haverá melhor ilustração da ideia filosófica do escravo tornado senhor pela virtude? Conchita concede tudo menos o direito do outro poder dizer: - és minha. Dionísio, o tirano, também não podia ter o espírito de Platão, embora o pudesse pôr a ferros. É o que nos elucida talvez melhor sobre as relações do poder e da liberdade. Dizer não, tem como condição a força de vencer a morte e salvar a alma. O escravo dá o corpo mas não o que pensa, e as confissões arrancadas sob tortura são a tentativa de obter a posse absoluta. Quando o carrasco leva a vítima a perder o respeito por si própria conseguiu os seus intentos. E é a mesma palavra honra que nos diz ser o que vulgarmente se chama sexo uma questão moral. O prazer narcisista só pode trocar-se por um valor que é tanto maior quanto mais ideal. O amor que todo o ser humano tem a si mesmo revê-se no que a mulher só é por metonímia. Conchita, a imigrante que não sabe fazer nada, que é expulsa por um simples recado, tem o poder de arruinar o rico Mateo, explorando as suas obsessões primárias. O direito de pernada roubava o desejo do senhor e deixava a noiva livre, porque todo o prazer depende do valor nele investido pela privação e pela luta. A sociedade, por outro lado, não podia ter deixado de encontrar uma segunda virgindade, mais preciosa do que a sacrificada debaixo do nobre. Por isso o amador procura o consentimento e a prova de que o amor é digno do amor-próprio. Mas a sevilhana sabe como fazer render o desejo e tornar-se um objecto à medida do dinheiro do personagem de Fernando Rey e do seu vazio espiritual. Enquanto não se dá toda, tudo lhe é permitido para aumentar o seu próprio preço, com a condição de se manter inviolada e, portanto, acreditando a ficção do destino amoroso. A tortura de Mateo quando descobre o strip-tease (mas repara: sem cama, diz ela) ou assiste à cópula de Morenito ( simulada, ele não gosta de mulheres) é um paradoxo da virtude que mostra assim a força da sua ideia e a sua superioridade sobre o joguete da paixão. Porém, é uma hipótese de alma que Conchita permite ao velho seduzido, que não é tolo nem fraco, mas a criança inventada pelo dinheiro.

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