segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

RECÔNDITA HARMONIA


http://plato-dialogues.org/fr/plato.htm


"Da filosofia, diz-se que ela é amor da sabedoria; e a sabedoria, pensa-se ainda nela em termos de conhecimento. Aquando da publicação do meu livro "Totalité et Infini", em alemão, foi-me pedido um prefácio. Eu disse que aquilo que eu ensino permanece, no fim de contas, muito clássico; repete-se de acordo com Platão que não é a consciência que funda o Bem, mas que é o Bem que apela à consciência. A sabedoria 'é o que o Bem ordena. É em vista do Bem que toda a alma faz aquilo que faz' (A República)."

(Émmanuel Lévinas - Propos recueillis par Joël Doutreleau et Pierre Zalio)


Admite-se mais facilmente que a consciência seja modificada pelo interesse (o "wishful thinking" é disso uma modalidade) do que por uma abstracção maiúscula como o Bem. De mais a mais, sobretudo depois duma certa vulgarização da revolução einsteiniana, estamos todos mais inclinados a dar crédito à ideia de cada um tem a sua verdade do que è imagem platónica do sol. Tornámo-nos fiéis do ponto de vista, e a verdade de um homem vale a de outro.

Platão foi obrigado a simplificar e gostava de ser, muitas vezes, inconclusivo, como se a lógica fosse depressa de mais, ou se, na sua superior pedagogia, achasse que a perfeição não nos educa, por também sermos feitos de terra e não só de ideias.

A situação actual é a dum paganismo sem hierarquia, de partículas, com ídolos como o poder, o dinheiro ou o prazer. É a razão que continua a procurar uma totalidade e uma lei única. Por isso somos todos nostálgicos da ideia do Bem. Talvez, através da discórdia e do aparente individualismo, seja essa a "recôndita harmonia" que leva Platão a dizer que "é em vista do Bem que toda a alma faz aquilo que faz".

0 comentários: