sábado, 1 de novembro de 2008

A VONTADE DE DORMIR


Holbein, Henry VIII

"Passaram-se anos até ele compreender que o seu grandioso edifício duma Igreja Universal se desmoronaria em pedaços se uma das suas pedras de fundação acabasse por ser uma aventura amorosa de Henrique VIII."

"Eminent Victorians" (Lytton Stratchey)


O "sono" da Igreja de Inglaterra quase nunca foi interrompido pela discórdia, nem sequer pelas trombetas da Revolução Francesa. Até que um dos"eminentes victorianos", John Henry Newman e o chamado Movimento de Oxford, ou Tractarianismo, redescobriram a ideia que floresceu sob os Stuarts de que fora de Roma não havia salvação.

"A Igreja de Inglaterra, declararam, era de facto a Igreja verdadeira, mas ela tinha estado sob um eclipse desde a Reforma" (ibidem)

Claro que o movimento foi travado a tempo e que a origem lúbrico-política do Anglicanismo deixou de ser uma questão actual.

Ao ver na Internet uma dessas explicações populares para a chamada crise do subprime que assola os mercados mundiais e como a confiança no sistema dependia de não haver ninguém que perguntasse quanto, de facto, valiam as casas sob hipoteca, parece que a confiança tanto no sistema financeiro como no Anglicanismo pressupõe não apenas o sono dogmático de que falava Kant, mas uma verdadeira vontade de dormir.

0 comentários: