Niklas Luhmann (1927/1998)
"No dealbar dos tempos modernos este problema tornou-se mais agudo até o ponto em que, com a invenção da palavra impressa, maior e mais improvável foi a procura de media de comunicação. Surgiram entre os media códigos que tinham conotações marcadamente "associais", ou pelo menos, metamorais - por exemplo raison d'état na esfera do poder, lucro na esfera da propriedade e do dinheiro ou até a paixão quase patológica no campo do amor."
"Love as Passion" (Niklas Luhmann)
A abordagem de Luhmann permite-nos ver como as ideias se podem estender para além de certos grupos e de certas elites só pela procura de um medium e como, durante o processo, essas ideias podem mesmo mudar de sentido.
Se a imprensa é um meio de redestribuir as palavras e de influenciar as mentalidades em grande escala, dum modo tanto mais eficaz quanto mais insensível, temos de nos perguntar, perante a avassaladora tecnologia dos tempos de hoje, com alguns media, como a televisão, que ainda não foram conclusivamente estudados e já perderam grande parte do seu predomínio, enquanto novos e mais "integrais" meios de comunicação invadem as nossas vidas, se sobrará algum vestígio do homem do passado ainda recente e se aquilo que vagamente chamamos de crise de valores não é já o primeiro efeito da reeducação pelo sistema dos media.
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