sábado, 31 de março de 2012

O PRIMEIRO DOS TELE-ESPECTADORES

Lula da Silva



Um destes dias Lula da Silva apareceu diante das câmaras, com aquela aparência dos que foram tocados pela doença que merece mais do que o sono, o epíteto de ante-câmara da morte. A aparência dos que sabem o que ninguém quer saber antes do tempo. A quimioterapia, ao privá-los do adorno capilar, faz, além disso, com que nos surjam como consagrados a uma espécie de "ordem monástica".

Veio anunciar que estava curado do seu cancro da laringe. Agradeceu a todos os que o apoiaram na provação, mas começou por fazer uma coisa surpreendente, se atentarmos no seu verdadeiro significado.

Agradeceu, em primeiro lugar, a Deus. Esse gesto para a televisão transforma Deus, evidentemente, no primeiro dos tele-espectadores. Como crente, Lula terá tido o seu diálogo privado com o Criador. Mas, como figura pública, o ex-presidente do Brasil, fez da televisão o veículo privilegiado da mensagem tanto para Deus, como para o povo brasileiro (na verdade, trata-se de um único destinatário, porque foi a imagem do crente que ele quis transmitir).

Este "pequeno lapso" não chega a chamar a atenção, tal é o grau de "conversão" do sagrado no profano. Por outro lado, exprime bem o poder dos mídia.

0 comentários: