sábado, 11 de fevereiro de 2012

TRISTES TRÓPICOS?

Claude Lévi-Strauss


"Chegados a este ponto, não queria que pensassem que isto é um perigo ou que estas diferenças deveriam ser eliminadas. Na realidade, as diferenças são extremamente fecundas. O progresso só se verificou a partir das diferenças. Actualmente, o desafio reside naquilo que poderíamos chamar a supercomunicação – ou seja a tendência para saber exactamente, num determinado ponto do mundo, o que se passa nas restantes partes do Globo. Para que uma cultura seja realmente ela mesma e esteja apta a produzir algo de original, a cultura e os seus membros têm de estar convencidos da sua originalidade e, em certa medida, mesmo da sua superioridade sobre os outros; é somente em condições de subcomunicação que ela pode produzir algo. Hoje em dia estamos ameaçados pela perspectiva de sermos apenas consumidores, indivíduos capazes de consumir seja o que for que venha de qualquer ponto do mundo e de qualquer cultura, mas desprovidos de qualquer grau de originalidade."


"Mito e significado" (Claude Lévi-Strauss)



Não podemos recuar no movimento da mundialização, nem que proliferassem as comunidades Amish e cortássemos voluntariamente as pontes, porque o desenvolvimento da tecnologia vai todo no sentido da integração das diferenças "naturais". E nem as sociedades mais desfasadas do modo de vida ocidental estão imunes à atracção tecnológica. Veja-se como mesmo o extremismo islâmico se serve da técnica como se ela fosse neutra e não o fruto duma cultura e duma maneira de pensar sobre as quais, por outro lado, eles lançam as mais terríveis maldições.

A questão é de saber se a "super-comunicação" de que fala Lévi-Strauss, estiolando a originalidade dos grupos humanos, não compensa esses efeitos nefastos graças, por exemplo, a uma actualização do passado (de todas as épocas e de todos os lugares) com uma difusão e um alcance nunca vistos.

As diferenças não seriam já, então, o resultado acidental da disseminação e do isolamento das culturas, mas a consequência dum aprofundamento "vertical" e da dialéctica entre as várias idades do homem, à escala planetária.

0 comentários: