terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

METÁFORAS DO TEMPO

tinytheatre.blogspot.com


"No muito belo comentário de Hölderlin, é o duplo desvio no própio curso do tempo linear que vai separar o homem e Deus, Deus afasta-se do homem que se afasta de Deus. E é por isso que Sófocles diz de Édipo que é “atheos”, o que não significa que é ateu, mas que está separado de Deus. E tanto é assim que Deus já não é senhor do tempo, aquele que curva o tempo, e que o homem já não se encontra, ele próprio, cercado numa espécie de harmonia com Deus; nesta espécie de relação com Deus, o homem já não é nada senão a cesura impedindo que rimem o antes e o depois, que distribui um antes e um depois que já não rimam."


"4 Leçons sur Kant" (Gilles Deleuze)




O tempo "circular" da harmonia com Deus, é o tempo da tragédia grega, em que a justiça ( o limite ) dá lugar à injustiça que ultrapassa os limites, harmonizando-se o ciclo, de seguida,  com a expiação. Deleuze cita o caso de Agamemnon que, no seu régio poder, é o "limite", mas a injustiça vem com o seu assassínio às mãos de Clitemnestra e de Egisto, sendo, finalmente, a justiça é restabelecida com o acto matricida de Orestes.

Mas, com o Édipo de Sófocles, conforme o comentário de Hölderlin, o tempo torna-se linear. O limite está na ponta do tempo.

E ele é "sem Deus" (que não ateu no sentido moderno) porque nenhuma harmonia é restabelecida no destino do herói. O tempo passou a ser uma linha que continua indefinidamente.

A qualidade de se "cumprir" deixou de ser uma característica do tempo. " quando a tragédia começa já está tudo acabado: como o próprio texto de Ésquilo diz, no momento em que Agamemnon entra no palácio e está prestes a ser assassinado por Clytemnestra, é como se isso já tivesse acontecido."(ibidem)

A linha recta como metáfora do tempo não implica, pois, que Deus não exista ou que não se creia na sua existência, o homem é que segue um caminho independente e "ilimitado", sem uma ideia inerente da justiça.

É, como refere o filósofo, o hamletiano "tempo fora dos gonzos" (out of joint).

0 comentários: