segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O PODER DA SUPERFÍCIE

Mission: Impossible III

 
"Imaginam-se os esforços consideráveis e provavelmente vãos que são precisos para provocar revoluções parecidas nas circunstâncias da vida pela via consciente do desenvolvimento intelectual, que passa pelos filósofos, os pintores e os poetas, em vez de seguir o caminho dos alfaiates, da moda e do acaso; pode-se medir por aí o imenso poder criador da superfície, comparado à obstinação estéril do cérebro."


"O Homem Sem Qualidades" (Robert Musil)




É por isso que o contrato que a China e os EUA estão em vias de estabelecer para a importação, pelo regime comunista, de filmes americanos, com destaque para o formato 3D, como "Avatar" ou "Mission: Impossible", para além de ser um sintoma de que a ortodoxia está a perder o fôlego para inspirar as massas populares, parece destinado a ter largas consequências, dada a procura exponencial do "fantástico".

Como diz o NY Times (aqui), este tipo de produção (o 3D) tem por objecto um mundo que nada tem a ver com a realidade que as pessoas vivem. Parece, assim, corresponder a uma política de evasão que, é verdade, não é diferente da servida noutras latitudes com o futebol e as telenovelas.

Mas a censura da realidade é a outra face da moeda, num regime onde não funcionam as liberdades "burguesas". Aquele periódico refere, a esse propósito: "Um filme tão fantasioso como "Mission: Impossible III”, apesar de tudo, requereu alguma montagem (editing) para o mercado chinês: cenas pouco lisonjeiras que mostravam a roupa dependurada em Xangai tiveram que ser cortadas para a seu lançamento em 2006."

Como se vê, não foi a Google a primeira empresa a submeter-se à "realpolitik". É que o mercado do cinema na China passou de 2,1 mil milhões de bilhetes vendidos no ano passado para uma expectativa de 5 mil milhões este ano.

O importante, porém, é que estes desenvolvimentos "à superfície", não levam necessariamente a "água ao moinho" dos responsáveis por esta política "cultural". Mas também ninguém disse que ela poderia ter sido evitada...

0 comentários: