domingo, 24 de outubro de 2010

TUDO ESTÁ LIGADO

Abertura dos Estados-Gerais de 5 de Maio de 1789


“As reacções à desigualdade vão da indiferença, entre passantes desigualmente afortunados que se cruzam na rua, à humildade do camponês que admira a riqueza do rajá e à comparação, a qual oscila entre o ódio e o sentimento de participação. A desigualdade parece natural quando parece irremediável, e não quando ela é justa ou funcional; não é verdade que a riqueza das classes elevadas seja aceite pelo povo enquanto os privilegiados a justificarem pelos serviços que prestam e não forem uma  nobreza de vespões como a de 1789. Os privilegiados tornam-se insuportáveis quando fazem concessões que, ao mesmo tempo que tornam os privilégios menos odiosos, revelam que os mesmos não são invencíveis.”

“Le Pain et le Cirque” (Paul Veyne)


Porque há uma desigualdade justa, ou pelo menos natural, se convirmos que é a única que funciona, embora, neste caso, como observa Paul Veyne, só possa ser reputada de justa quando não houver, no espírito de todos, qualquer alternativa. Por outro lado, uma “nobreza de vespões”, por muitas atrocidades que cometa será considerada “justa” se se acredita numa religião que declara a ordem existente como manifestação da vontade de Deus.

A ideia da Revolução, de facto, tornou toda a desigualdade odiosa, mesmo a que se pode justificar pelo bem comum, ao tornar o homem responsável pelo mundo. Assim como a ideia de sistema nos parece dotar de uma visão superior e do sentimento de que possuímos a ferramenta para o transformar. Não importa que sejam só palavras vagas e imprecisas, pois falarmos em sistema apenas nos dá, para o bem e para o mal, a ideia de que tudo está ligado.

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