sábado, 2 de outubro de 2010

A OUTRA FILOSOFIA



“Ninguém hoje pode acreditar que só a Grécia, Roma e os povos da Europa medieval e moderna tenham possuído uma reflexão filosófica.”


Paul Masson-Oursel (citado por Roger-Pol Droit, in “L’oubli de l’Inde”)



É claro que há uma diferença entre a filosofia e a ciência. O desenvolvimento desta não pode deixar o mundo como estava e nenhum eurocentrismo nos tornaria cegos a essa mudança, qualquer que fosse a cultura que a produzisse.

No caso da filosofia, somos decerto demasiado ignorantes da real complexidade do pensamento da índia, por exemplo, mas é de admitir  que só a filosofia ocidental tenha tido uma história digna desse nome, mercê, sobretudo, da recíproca influência entre a ciência e a filosofia.

Não está em causa a possibilidade duma reflexão filosófica tradicional, na Índia, tão rica como a da Grécia ou de Roma, mas não parece que tenha sido estimulada pelo processo científico e isso, a par de uma cultura e de estruturas sociais propícias a um certo  imobilismo (que as franjas mais ocidentalizadas da sociedade não afectam), talvez explique o “acabamento” da filosofia nesse país e o "vanguardismo", ainda hoje, de textos como os “Upanishad”.

0 comentários: