sábado, 9 de outubro de 2010

O DESERTO EM VOLTA


"Greed"


“A velocidade é simplesmente o rito que nos inicia no vazio: um nostálgico desejo de formas que reverte em imobilidade, escondido sob a própria intensificação da sua mobilidade. Semelhante à nostalgia das formas vivas que persegue a geometria. Ainda assim, há aqui um violento contraste, neste país, entre a crescente abstracção de um universo nuclear e uma vitalidade primária, visceral, ilimitada, surgindo não das raízes, mas da falta de raízes, uma vitalidade metabólica, no sexo e na compra e venda. Bem lá no fundo, nos USA, com o seu espaço, o seu refinamento tecnológico, a sua fingida boa consciência, mesmo nesses espaços que se abrem para a simulação, está a única sociedade primitiva que resta.”

“America” (Jean Baudrillard)


O melodrama de “Greed” (1924, Erich Von Stroheim) acaba no deserto primordial com uma luta patética entre McTeague e o seu “justiceiro” que, vencido, o mantém pelas algemas condenado à existência zero do “Death Valley”. O deserto que cerca “milagres de obscenidade” como Las Vegas e que só se pode “exorcizar pela velocidade”.

A América de Baudrillard continua a ser um país jovem e sem memória, o que lhe permite todos os barbarismos contrabandeados no ventre da tecnologia. A resistência, na Europa medieval, à numeração árabe ( e ao zero) é um contra-exemplo. A velocidade que lhe permite elidir o deserto e galgar o espaço exige uma bagagem apenas simbólica (problema que o “cloud computing”, a “nuvem” veio resolver, tornando-nos todos potencialmente desenraizáveis). A falta de raízes (mas por que não teriam os Americanos as nossas raízes, mesmo que “transplantadas”?) permitiria a sua mobilidade exótica.

Mas a imagem de “Greed” continua verdadeira e é consentânea com essa ideia de desenraizamento. Quando se apeia da velocidade e da paisagem abstracta, o Americano encontra o deserto, e a “sociedade primitiva” de McTeague, filmado com toalhas molhadas por causa da torreira.


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