quinta-feira, 15 de outubro de 2009

TEASING


http://media.mlgpro.com


"A ausência de conversação coerente deixava a conversa 'normal' confusa, deixava pouco claro o que poderia acontecer no contexto do grupo para além da provocação (teasing). Deixava a maior parte dos membros sem saber os factos básicos acerca uns dos outros – o que é que cada um fazia como modo de vida, se tinham alguma vez estado casados, a idade que tinham, os seus apelidos, por exemplo."

"Avoiding politics" (Nina Eliasoph)


O convívio destes grupos, em Buffalo, passa por certos rituais (bailes, lotarias, jogos) que lhes dão uma aparência de identidade. Mas quando as pessoas se encontram numa situação em que seria normal falarem sentem-se obrigadas a seguir um certo número de regras que previnem o envolvimento pessoal, a conversa séria e, bem entendido, a política. Eliasoph observou que aqueles que emitem verdadeiras opiniões são mal vistos e que um período mais longo se arrisca a ser considerado "alta cavalaria" (getting on a high horse).

Claro que isto é uma espécie de censura, mas auto-imposta pelo protocolo para preservar uma certa ideia de "bom ambiente" e de informalidade. Escusado será dizer que é uma censura muito mais eficaz do que aquela com que poderia sonhar um governo anti-democrático.

Nessas condições, a provocação, bem intencionada ou maliciosa, a troca do que chamamos "bocas" para rir são a única conversação possível, acompanhada pelo silêncio dos que desaprovam (por estar out of line) ou dos que nada têm a acrescentar.

Num filme que revi recentemente, "Amici Miei" (Mario Monicelli) encontrei esta vontade do grupo se divertir, de ser irresponsável, exponenciada até ao egoísmo desenfreado e ao desacato público. Parece que os americanos de Buffalo não chegam a esta fúria, aborrecendo-se na devida proporção.

Para terminar, se quisermos observar a conversação dos nossos próprios grupos, não chegaremos a resultados tão diferentes quanto isso. Na conversa tudo é pretexto e nada serve para outra coisa, desde o futebol à política. Mas talvez sejamos menos "teasers" por os grupos estarem menos desenraizados.

0 comentários: