segunda-feira, 19 de outubro de 2009

ERROS NOSSOS



http://idd.fba.up.pt/roadtowonderland


"Nós procuramos nas obras dos pensadores antigos as passagens que, pouco a pouco, moldaram a nossa visão do mundo. Deploramos a maior parte das suas ideias, as que estavam erradas. Que há de mais estéril do que este género de leitura? O que me interessa mais nos autores antigos são justamente as ideias erradas. Elas poderiam conter os gérmenes daquilo que mais nos faz falta e nos faria sair do terrível impasse que é a nossa visão moderna do mundo."

"Le territoire de l'homme" (Elias Canetti)


Os erros podem ser mais instrutivos do que as ideias certas e acabadas. Quando abordamos uma verdade, nada sabemos ainda de como se chegou a ela e de que maneira e quantas vezes errou e teve que recomeçar aquele que a descobriu, e, assim, ficamos quase tão pobres como antes. Sabemos talvez alguma coisa sobre os objectos do "terceiro mundo", como lhes chama Popper, que são o produto da mente, mas ficamos na completa ignorância do caminho percorrido e, numa palavra, do modo como somos feitos.

A escola que explicasse os erros do passado formaria melhor os espíritos e ajudar-nos-ia a reconhecer os erros do presente.

Quanta à conclusão de Canetti, será assim tão evidente que a nossa visão do mundo é o resultado de más escolhas?

0 comentários: