domingo, 5 de julho de 2009

UMA MULHER SOB A INFLUÊNCIA



"A woman under the influence" (1974-John Cassavetes) é bem um filme da sua época, sem ser "datado". Na altura estavam em voga as teorias da anti-psiquiatria. Não há quem não censure Nick (Peter Falk) por ter internado Mabel (uma portentosa Gena Rowlands). Hoje ter-se-ia recorrido, sem complexos, aos psicotrópicos.

O comportamento de Mabel é de facto estranho. Não parece capaz de controlar as suas emoções nem deixar de dar uma expressão demasiado física aos sentimentos. Num almoço para o qual Nick convida os seus rudes companheiros de trabalho, as suas demonstrações de amizade são tão corporais que todos ficam constrangidos e o marido perde a cabeça.

Podemos nos perguntar por que razão Nick não sacrificava aquele tipo de confraternizações sabendo a mulher que tinha.

Mas a Cassavetes interessa mostrar que as singularidades de Mabel só são insuportáveis para a mentalidade convencional e egoísta de Nick e que o comportamento deste é em muitas ocasiões o de um verdadeiro louco.

No final, Mabel regressa a casa, depois de seis meses na "instituição", para se revelar sempre sob a "influência". Mas desta vez, Nick parece ter aprendido.

Mabel é uma espécie de euménida cuja missão é punir os mortais que tão facilmente traem os sentimentos.

0 comentários: