quarta-feira, 29 de julho de 2009

O FUTURO DA ECONOMIA


http://www.frederiksamuel.com/blog/images/economist_balloon.jpg


"Quais são as hipóteses de alguma vez virmos a compreender os sistemas económicos? Eles são claramente exemplos de sistemas extremamente complexos, mas há um grande acervo de dados quantitativos para testar as nossas ideias. Os economistas profissionais que se dão ao trabalho de se preocuparem com assuntos práticos não se saem normalmente muito bem quando se trata de predizer o futuro da economia. São espertos, mas falta-lhes a ferramenta intelectual certa nas mãos."

"The Dreams of Reason" (Heinz Pagels)


Quando era estudante, Heinz perguntou ao professor se as curvas da oferta e da procura eram inventadas, baseadas em dados, ou se representavam uma teoria. O mercado, foi-lhe respondido, "estabelece um equilíbrio, e o ponto em que as ondas da oferta e da procura se intersectam determina o preço."

Mas para Pagels o sistema económico, tal como o sistema evolucionário ou a resposta imunitária estão longe do equilíbrio, e aí é que bate o ponto. "Pouco mais do que nada se compreende acerca dos sistemas dinâmicos longe do equilíbrio."

Como o autor menciona a "ferramenta certa", admite que um dia, mas não no futuro próximo, os economistas poderão prever o futuro da economia com maior acuidade.

Até lá o que temos é informação que nos dá a ilusão do conhecimento e a transferência de cada vez mais poder de decisão para o computador, factores que apenas acentuam o desequilíbrio do sistema e a sua imprevisibilidade.

Por isso, quando dois economistas passam um pelo outro na praça têm de fazer um esforço para não se rirem.

0 comentários: